Se já ouviste falar numa Smart City? Se ainda não sabes o que são “cidades inteligentes” continua a ler e descobre também como a DIGI faz parte do futuro das cidades.
O que é uma smart city?
Uma smart city é uma cidade sustentável, conectada e otimizada pela utilização de tecnologia.
Mais do que um conceito futurístico, as smart cities são espaços urbanos que usam tecnologia e inovação para melhorar a vida das pessoas. Isto vai desde o planeamento urbano à mobilidade inteligente, passando pela gestão eficiente de recursos e a integração no meio ambiente.
Para uma cidade ser considerada uma smart city, não basta ser sustentável apenas numa área. A implementação de tecnologia e inovação deve ter como principal objetivo a melhoria da vida das pessoas, tornando a vida urbana mais eficiente e sutentável para todos.
Internet of things numa Smart City
Um dos conceitos implementados transversalmente numa smart city, é a internet of things – internet das coisas.
No fundo, trata-se de uma rede de objetos físicos, como veículos, edifícios e outras infraestruturas ou objetos do dia a dia, com capacidade de recolha e transmissão de dados.
A capacidade computacional dos objetos urbanos que fazem parte da internet of things, é o que permite, por exemplo, que as aplicações de mobilidade para telemóvel mostrem o tempo de espera dos transportes.
É ainda graças à internet of things que um prédio pode usar energia de forma mais eficiente, medir com sensores a ocupação de parques de estacionamento e reservatórios de água, ou implementar sistemas de cibersegurança inteligentes.
Estes são apenas alguns exemplos de internet of things. Na realidade, esta conexão de dispositivos, sistemas e serviços está presente no nosso dia a dia em várias situações.
A fibra óptica e o 5G DIGI (conectividade de última geração)
Para que tudo funcione numa smart city, é preciso uma rede de telecomunicações rápida, estável e confiável.
Aqui, falamos de tecnologias como a fibra óptica DIGI e a tecnologia 5G, que permitem conexões mais rápidas e estáveis, com menos latência e consumos de energia mais eficientes.
Por exemplo, com a PRO-DIGI 10 Gbps por apenas 15 €/mês, tens velocidade de internet até 10 Gbps simétricos e, graças ao router WIFI 7, podes conectar todos os dispositivos que tens em casa sem perder qualidade de sinal.
Assim, podes desfrutar de uma conectividade integrada em casa, com uma velocidade à tua medida e sem surpresas na fatura.
Como a DIGI faz parte da transformação digital
Como já deves ter percebido, a transformação digital das cidades também se dá com o teu uso diário da tecnologia.
Na DIGI, isto significa teres liberdade para combinar TV, net, voz e móvel como quiseres, e para desfrutar de serviços de qualidade a preços justos que te permite tirar o maior partido dos teus dispositivos.
Ao disponibilizarmos serviços que ligam pessoas, organizações e dispositivos, tanto nas smart cities de Portugal como em todo o país, participamos na evolução de ecossistemas urbanos que ajudam a melhorar a qualidade de vida de todos, à medida de cada um.