Queres saber como aumentar a tua velocidade da internet?

Já reparaste que, por vezes, o sinal de internet pode não chegar com a intensidade ideal ao teu computador ou telemóvel, mesmo quando a rede está a funcionar bem?

Na DIGI, queremos que tires sempre o máximo partido da tua fibra, quer tenhas a nossa net de 1 Gbps ou a net PRO-DIGI de 10 Gbps. Por isso, deixamos-te aqui algumas dicas úteis para testar e melhorar a velocidade de internet em tua casa.

Por exemplo, sabias que podes obter mais velocidade de internet se navegares em frequências diferentes?

Continua a ler e descobre como testar a velocidade da tua internet e melhorar o seu desempenho.

Como consultar a velocidade da internet

Existem várias plataformas de medição de velocidade online e gratuitas, onde podes consultar a velocidade da tua internet. Estas plataformas permitem-te saber a velocidade de download e upload e a latência da tua rede. Uma das plataformas que podes usar é o Speedtest by Ookla.

Para saberes a velocidade real da tua internet segue estes passos simples:

  • Liga o teu dispositivo ao router com um cabo de rede, desta forma o teste será mais fiável
  • Acede à plataforma de medição de velocidade que escolheste
  • Fecha aplicações e desliga outros dispositivos que possam estar a usar a internet
  • Inicia o teste e vê as velocidades de download e upload e a latência da tua rede

Assim podes obter uma leitura mais precisa da tua internet e perceber se estás a tirar o máximo partido do teu serviço.

3 dicas para aumentares a velocidade de internet

1. Escolhe uma frequência pouco saturada

Tal como referimos acima, a frequência do router a que estás conectado, influencia a experiência de nevegação.

A frequência 2,4 GHz oferece um maior alcance, com o sinal a atravessar a maioria dos obstáculos. Isto significa que o sinal de internet é mais estável e mais amplo, cobrindo uma área maior.

Por outro lado, a frequência 5 GHz proporciona uma velocidade mais eficiente, um maior volume de dados, mas tem um alcance de sinal inferior. Isto significa que a velocidade de navegação é superior, mas o teu dispositivo deverá estar o mais próximo possível do router.

Para saberes qual a frequência do teu router DIGI, podes seguir estes passos:

  • Conecta-te ao router – Usa um cabo Ethernet ou liga ao WIFI com o teu dispositivo
  • Acede ao router – Abre um navegador e digita 192.168.1.1 ou 192.168.100.1 (para Huawei) na barra de endereços
  • Faz login – Insere utilizador como nome de usuário e senha, depois clica em “Login”
  • Vai a “Rede Local” – No menu do lado esquerdo, escolhe a opção “WLAN”
  • Altera as configurações de WIFI – Vai a “Configuração WLAN SSID” para modificar o nome da rede e a senha, tanto para 2,4 GHz como para 5 GHz

Podes saber mais detalhes sobre a configuração do teu router DIGI aqui.

2. Coloca o router no local mais adequado

Na sala? Junto ao teu computador? A verdade é que a localização do router influencia a velocidade da internet. Por isso, recomendamos-te colocá-lo num espaço aberto, longe de janelas, espelhos, aquários, superfícies azulejadas ou eletrodomésticos, para evitar que estes elementos limitem a intensidade do sinal que o dispositivo recebe.

Lembra-te que as paredes também afetam a potência do sinal. Deves colocar o router numa zona da casa o mais central possível, para garantir que o sinal chega a todas as áreas da tua casa.

Depois de escolheres um dos nossos serviços de net para a tua combinação de TV, Net, Voz e Móvel, no momento da instalação do teu serviço podes indicar ao técnico DIGI qual o melhor local para instalar o router.

3. Tem em conta o número de dispositivos conectados

Computadores, telemóveis, tablets, televisão… O número de dispositivos ligados à tua rede de internet influencia o alcance e a intensidade do sinal recebido. Desligar os dispositivos que não estiveres a utilizar, irá ajudar a melhorar o desempenho da tua rede WIFI no momento de utilização.

Desfruta de uma velocidade de internet à tua medida

Para além dos pontos anteriores, a intensidade do sinal que o teu dispositivo captar, também dependerá do tipo de placa de rede que este tiver.

Atualmente, a maioria dos computadores mais recentes vêm equipados com placas potentes, o que ajuda a melhorar o desempenho da velocidade da tua internet DIGI.

Como vês, há vários aspetos que podem influenciar a velocidade da internet em tua casa. Depois de confirmares se tens cobertura da nossa rede de fibra na tua morada, sugerimos que os tenhas em consideração e os apliques no teu dia a dia, para usufruíres ao máximo da tua internet DIGI.

Esperamos que estas dicas sejam úteis e que te ajudem a desfrutar de uma velocidade de internet à medida das tuas necessidades.