O que é a cibersegurança? 

Sabes o que é phishing? Reconheces as várias formas de roubo de identidade? Continua a ler este artigo e descobre porque é que a tua cibersegurança é tão importante. 

Sabes como garantir a tua cibersegurança?

Hoje em dia é comum recebermos SMS, e-mails e outras mensagens que parecem ter sido enviadas por empresas publicamente conhecidas, ou até por pessoas que conheces pessoalmente. Existe, inclusivamente, cada vez mais escrutínio sobre estes crimes, existindo entidades públicas que se focam na cibersegurança como o Centro Nacional de Cibersegurança.

Muitas vezes, essas mensagens incluem ligações e ficheiros anexados que até parecem fidedignos, mas que têm o objetivo de enganar os seus receptores e recolher dados ilicitamente para os usar de forma fraudulenta. 

É aqui que entra a importância da cibersegurança. No fundo, cibersegurança é o conjunto de práticas e tecnologias que protegem os teus dispositivos, dados e comunicações online contra qualquer tipo de fraude, ataque ou acesso indevido feito em ambiente digital. 

A importância da cibersegurança 

Hoje em dia, todos lidamos com dados informatizados ou que existem em diferentes suportes digitais. Entre contas bancárias, serviços de telecomunicações, plataformas estatais, dados médicos e dados pessoais, há uma imensidão de informação cuja integridade é fundamental para a tua segurança. 

Por isso, é importante saberes identificar os riscos e as ameaças mais comuns à tua cibersegurança para te manteres protegido. 

Tipos de ameaças virtuais 

Há vários tipos de ameaças, com níveis de risco diferentes, com que te podes deparar no mundo online. Normalmente, a dimensão do dano causado, dependerá da dimensão da própria ameaça. 

Por exemplo, um ataque cibernético pode atingir uma instituição pública, como um hospital ou um ministério, mas também pode focar uma pessoa específica. O dano causado na primeira hipótese é potencialmente maior do que na segunda. E, apesar dos riscos serem conhecidos, ainda existem situações de tentativa de fraudes e ciberameaças variadas, como descreve a Deco Proteste- Ciberameaças: portugueses dizem conhecer riscos online

Conhece agora alguns dos tipos de ameaças virtuais mais comuns: 

Malware 

Malware significa programa malicioso e é uma das ameaças virtuais mais comuns. Trata-se de um programa informático (os famosos “vírus”) criado para prejudicar ou danificar o dispositivo do usuário visado pelo ataque. 

Normalmente, o malware espalha-se através de um anexo num e-mail não solicitado ou de um download que parece legítimo. Uma das formas de proteção contra malware mais simples, é ter uma firewall ativa e um antivírus instalado nos teus dispositivos. Sabias que a detenção destas ameaças é cada vez mais comum?

Phishing 

Phishing é quando alguém se faz passar por uma instituição, ou quando finge ser outra pessoa, para recolher informações confidenciais e dados pessoais indevidamente. 

Os ataques de phishing levam as pessoas a fornecer dados de cartões bancários ou quaisquer outras informações que podem comprometer a sua segurança. Um destes casos aconteceu em 2024 com supostos emails da Autoridade Tributária.

Denial-of-service 

Um ataque denial-of-service”, ou ataque de negação de serviço, é quando os criminosos virtuais impedem um sistema de funcionar ou de responder a comandos legítimos. 

Ao sobrecarregar as redes e os servidores do sistema atacado, este fica inutilizável e impedido de realizar as suas funções. 

Furto de identidade 

furto de identidade é uma das consequências mais comuns do phishing. Trata-se da utilização de dados pessoais recolhidos indevidamente para a prática de crimes. 

Em Portugal, a obtenção (phishing), a posse e a utilização de dados virtuais ilegalmente recolhidos são crime, e correspondem a uma situação de furto de identidade. Para evitar este tipo de ações existem também medidas públicas que protegem todos os cidadãos.

Como posso verificar se o meu dispositivo foi alvo de um ataque?

Se observares algumas destas situações, pode significar que o teu dispositivo está comprometido ou a sofrer um ataque:

A bateria termina rapidamente 

Por vezes, os malware usam códigos informáticos que aumentam o consumo de bateria do equipamento afetado, e podem levar a um rápido desgaste do mesmo. 

O dispositivo parece estar mais lento do que o habitual 

Um dispositivo comprometido pode desviar a potência de processamento para os programas maliciosos utilizados no ataque, isto pode fazer com que fique mais lento. Parar ou reiniciar inesperadamente também pode ser um sinal de que está comprometido. 

Atividade estranha nas tuas contas online 

É comum que, depois de um dispositivo ser comprometido, tentem aceder aos teus dados pessoais. Seja ao aceder às tuas contas bancárias, alterar as senhas de acesso às tuas redes sociais e ao teu e-mail, ou ainda a criar novas contas com os teus dados. 

Mensagens desconhecidas e compras indevidas 

Receber e enviar mensagens desconhecidas, pode ser um sinal de que o teu dispositivo está comprometido. Isto também pode acontecer com e-mails e com as plataformas de mensagem das redes sociais onde estás presente. Outro indício, é quando os teus dados são indevidamente utilizados para fazer compras

Como melhorar a tua cibersegurança com a DIGI 

Na DIGI levamos a tua segurança seriamente. Nunca iremos contactar-te, seja por SMS, e-mail, nas redes sociais ou através de qualquer outra plataforma de comunicação para recolher dados pessoais. Isto passa por dados bancários, dados de acesso à tua conta na My DIGI ou qualquer outro tipo de informação confidencial. 

Além disso, não temos campanhas exclusivas ou promoções. Por isso, nunca te iremos ligar por esses motivos, ou a pedir-te que atualizes ou mudes os teus serviços. As nossas comunicações são feitas através dos nossos canais oficiais, e estão sempre relacionadas com os teus serviços DIGI. 

Se fores contactado e suspeitares que alguém se está a fazer passar por nós, informa-nos. Poderás fazê-lo através do 923 30 90 30 ou enviar uma mensagem para o nosso e-mail apoio.cliente@digi.pt

Garante a tua cibersegurança 

Cibersegurança no telemóvel

Quando se trata do teu telemóvel, há algumas medidas simples que podem ajudar-te a evitar problemas de segurança:

  1. Criar uma senha de segurança para aceder ao dispositivo;
  2. Evitar guardar senhas ou documentos importantes na sua memória
  3. Manter o sistema operativo atualizado
  4. Evitar ligações a redes WIFI desconhecida

Estas são algumas ações que te ajudarão a evitar problemas de cibersegurança no teu telemóvel

Cibersegurança na net fixa

Quando se trata de um ligação de net fixa, como os nossos serviços de fibra, e de forma a prevenir problemas de segurança na mesma, há algumas dicas que poderão ajudar-te:

  1. Definir uma senha para aceder à rede fixa;
  2. Assegurar que esta é suficientemente robusta contendo números, letras e caracteres especiais;
  3. Alterar a palavra-passe de tempos a tempos;
  4. Controlar os dispositivos conectados à ligação de net fixa que pretendes proteger. 

Estas recomendações podem fazer a diferença na manutenção e segurança dos teus dispositivos, bem como dos teus serviços DIGI. A tua cibersegurança começa com pequenos gestos, por isso, mantém-te informado e protegido ☺️