Inteligência artificial: como pode melhorar o teu dia a dia

Há muito que a inteligência artificial (IA) deixou de ser um conceito de filmes de ficção científica para se tornar numa ferramenta presente no nosso dia a dia.

Desde as recomendações nos teus serviços de streaming, os chatbots que respondem automaticamente a perguntas, fotos melhoradas por ferramentas de edição ou rotas sugeridas por aplicações de mapas, a IA veio para ficar.

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial é um ramo da ciência computacional que cria sistemas capazes de executar tarefas que tradicionalmente requerem inteligência humana. Isto inclui coisas como:

  • Compreensão e processamento de linguagem
  • Reconhecimento de padrões, imagens, sons, etc.
  • Interpretação e representação de fenómenos
  • Planeamento e resolução de problemas
  • Tomada de decisões baseada em dados

De forma simples, pode-se dizer que a IA é a área dedicada a ensinar as máquinas a “pensar” e aprender com a informação que recebem, envolvendo disciplinas como a linguística, engenharia informática, ciências da computação, filosofia ou neurociência.

Como funciona a inteligência artificial?

A IA funciona com base em modelos matemáticos, algoritmos e grandes volumes de dados. Através de técnicas como o machine learning (aprendizagem automática), os sistemas são treinados até aprenderem a identificar padrões e a tomar decisões autonomamente.

Existem diferentes tipos de IA:

IA reativa

São sistemas que respondem a estímulos específicos, sem memória. Um bom exemplo são os programas de xadrez, que reagem apenas ao movimento do adversário.

IA limitada

Esta categoria inclui as IA que não fazem raciocínio – são antes “limitadas” para fazerem uma tarefa específica e não aprendem autonomamente, como por exemplo as ferramentas que reconhecem comandos de voz.

Redes neurais artificiais

Tratam-se de sistemas inspirados na estrutura neural humana, simulando o funcionamento do nosso cérebro. Reconhecem termos, pesquisas, ideias e conectam a informação que lhes é fornecida.

Alguns exemplos conhecidos são os assistentes virtuais ou as ferramentas de análise de dados em áreas como a gestão de inventário.

Visão computacional

A visão computacional é a tecnologia das máquinas que vêem. Adquirem e processam imagens, interpretam-nas e extraem características das mesma, detetam padrões. Um dos exemplos de visão computacional mais facilmente reconhecíveis são os programas de restauração ou edição automática de fotos.

Inteligência artificial geral (AGI)

Ainda em desenvolvimento, trata-se de uma inteligência comparável à humana. Ainda não existe, mas no fundo teria capacidade de pensamento abstrato, criatividade e resolução de problemas complexos em qualquer domínio, tal como um humano.

Um dos testes mais conhecidos para confirmar a existência de AGI é o Teste de Turing. Este propõe que um humano interaja com dois interlocutores – outro humano e uma IA. Se o primeiro humano não conseguir distinguir entre os dois, significa que a IA é, na verdade, uma inteligência artificial geral.

Superinteligência artificial (ASI)

Para já, a ASI só existe na teoria (e na ficção científica), mas refere-se a uma IA com inteligência e capacidades superiores às dos humanos.

Benefícios da inteligência artificial

A IA está a transformar quase todos os setores da sociedade e tem benefícios claros:

  • Eficiência e automação de tarefas repetitivas
  • Maior precisão no diagnóstico médico
  • Análises preditivas em negócios e mercados
  • Assistência personalizada em apps, chats e serviços online
  • Acessibilidade para pessoas com deficiência (ex.: leitura de ecrã, legendagem automática, robótica de apoio doméstico)

Aplicações da IA no dia a dia

Usas IA mais vezes do que imaginas – mesmo sem saberes. Eis alguns exemplos:

IA no telemóvel:

  • Assistentes virtuais
  • Aplicações de edição de imagens
  • Traduções automáticas em tempo real
  • Aplicações de criação de conteúdos com base nas tuas instruções

Inteligência artificial em chats:

  • Chatbots com IA em páginas online e redes sociais
  • Plataformas de conversação com IA online

No trabalho:

  • Ferramentas de produtividade com IA integrada
  • Programas de automatização de tarefas administrativas
  • Geração de conteúdo para redes sociais, marketing ou suporte técnico

O futuro da inteligência artificial

O futuro da IA desenha-se a cada dia que passa. Está nas cidades inteligentes, nos transportes autónomos, na medicina, educação e agricultura, em todo as áreas imagináveis.

Há estudos a indicar que várias profissões poderão ser automatizadas nos próximos anos, obrigando à reinvenção de funções e competências.

No entanto, como em todas as inovações tecnológicas da humanidade, o “segredo” para acompanhar os avanços da IA é nunca perder a curiosidade.

Por detrás de uma boa IA há sempre uma internet de qualidade

Para desfrutares de todo o potencial da IA, especialmente com ferramentas online, precisas de uma ligação à internet de confiança, rápida e estável.

Com a fibra óptica da DIGI tens sempre:

  • Velocidade de internet de fibra óptica simétrica
  • Acesso a uma rede de fibra óptica própria
  • Um serviço de internet com router incluído

Quer escolhas a Fibra 500 Mbps, a Fibra 1 Gbps ou a PRO-DIGI 10 Gbps, pagas sempre o nosso melhor preço e só te pedimos 3 meses de fidelização.

Por isso, já sabes: quer uses a IA para ser mais produtivo, mais criativo ou simplesmente para aproveitar melhor o teu tempo, é fundamental teres um serviço de internet de qualidade. E na DIGI, tens.